Governadora anuncia gabinete de transição
10/06/2008
Aliados opinarão sobre reforma
A governadora Yeda Crusius anunciou ontem a criação de um gabinete de transição cuja meta é tirar o Executivo da crise política aberta por uma sucessão de escândalos.
O comitê será formado pela própria Yeda e por um representante de cada um dos cinco partidos da base aliada. Em sete dias, pelos planos da governadora, esse grupo terá definido uma reestruturação da administração estadual. Entre as funções da equipe, está a de formular critérios de participação das legendas aliadas no governo.
- Precisamos trabalhar sem sobressaltos. O gabinete vai articular os partidos para a gente levar adiante, com mais segurança, a política de governo que está dando certo - disse Yeda.
Para realizar a reforma, Yeda acordou com os aliados que as vagas no secretariado e os cargos em comissão (CCs) são demissíveis a partir de agora. A intenção do Palácio Piratini é aproveitar a turbulência para amarrar uma base mais sólida na Assembléia Legislativa. Os CCs terão de ser avalizados e reconhecidos por partidos e bancadas.
Em visita à sede do Ministério Público Estadual, Yeda garantiu apoio do Executivo à operação pente-fino a ser deflagrada nos órgãos citados pelo ex-chefe da Casa Civil Cézar Busatto - Detran, Daer, Banrisul e Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE). Promotores farão a investigação nas estatais e departamentos.
Os conselheiros
PMDB
Rospide Neto, tesoureiro do partido. Aos 69 anos, já exerceu mandatos de vereador, deputado estadual e federal. Foi presidente da Assembléia Legislativa.
PP
Jair Soares, ex-governador. Tem 74 anos e experiência no Executivo e Legislativo. Foi secretário estadual da Administração e da Saúde, ministro da Previdência e deputado federal e estadual.
PPS
Sérgio Camps de Morais, secretário-geral do PPS. Aos 57 anos, exerce pela primeira vez um cargo público como diretor de planejamento da CEEE. É produtor rural.
PTB
Elói Guimarães, presidente estadual do partido. Vereador de Porto Alegre, já foi secretário de Transportes. Tem 67 anos.
PSDB
Ainda não anunciou o nome escolhido.
Fonte: Zero Hora
|
|