ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Busatto será nomeado por Yeda

10/01/2008
Fogaça deu aval para secretário ocupar Casa CivilAtendendo a um pedido da governadora Yeda Crusius, o prefeito José Fogaça (PMDB), carimbou ontem o passaporte do secretário de Coordenação Política, Cézar Busatto (PPS), para a chefia da Casa Civil e deflagrou a recomposição do governo Yeda. O PPS ainda não se reuniu com a governadora, mas não impõe barreira à nomeação.
A Casa Civil é o posto mais estratégico no tabuleiro da minirreforma do secretariado porque terá a missão de comandar a negociação de projetos com deputados aliados na Assembléia Legislativa e com os demais poderes.
- Está sacramentado. O secretário vai para o governo Yeda e assumirá essa função - garantiu um integrante da cúpula do governo Fogaça.
Yeda deve remanejar o titular da Casa Civil, Fernando Záchia (PMDB), para a pasta de Desenvolvimento e recriar a Secretaria-Geral de Governo, que ficará com o PSDB. A maior indefinição agora é o nome tucano que deve assumir a nova secretaria e gerenciar os 11 programas de ações do Executivo. Cotado para a pasta, o deputado federal Claudio Diaz (PSDB) vem se reunindo com Yeda nas últimas semanas, mas não há prazo para definição. Uma das razões é a pressão do PSDB nacional, que não quer ceder a vaga na Câmara dos Deputados para o suplente do DEM, Matteo Chiarelli.
Ontem à noite, ganhou força o nome do secretário da Justiça, Fernando Schüler para assumir a Secretaria-Geral de Governo. Schüler é considerado um técnico de confiança da governadora, com trânsito entre as bancadas dos partidos aliados na Assembléia.
No mesmo páreo está o secretário do Planejamento, Ariosto Culau, que já desempenha tarefa estratégica no governo. A aproximação com DEM e PDT não avançou até o momento, impedindo mudanças mais profundas no primeiro escalão.
A confirmação de Busatto na Casa Civil dependia da liberação de Fogaça e do PPS. Na terça-feira à noite, o prefeito se reuniu por uma hora com Yeda. Na manhã de ontem, ele conversou com Busatto por telefone para discutir o convite. Segundo um aliado do prefeito, o secretário recebeu aval para assumir o cargo. Ficou acertado que os dois negociarão pessoalmente a melhor data de saída, quando Busatto voltar a Porto Alegre. Em caravana pelas regiões Centro-Oeste e Sudeste, ele retorna à Capital hoje à noite.
Até ontem, estava garantida a presença do secretário na viagem de uma semana à Índia, prevista para o sábado. Busatto também se comprometeu a continuar na organização da Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades, que ocorrerá na Capital entre os dias 13 e 16 de fevereiro.
Ontem pela manhã, a governadora telefonou para o presidente estadual do PPS, Berfran Rosado, que está em férias no Uruguai. Yeda conversou sobre a nomeação. Berfran, que retorna no domingo, teria dito à governadora que prefere discutir a participação do PPS no governo e não apenas decidir sobre um "prato pronto".
A partir de sexta-feira, o presidente do PPS da Capital, Paulo Odone, conversará com Busatto. Odone afirmou que não veta a saída do correligionário da prefeitura. No entanto, Yeda deve primeiro conversar com o partido, diz o deputado:
- Não é só uma decisão pessoal porque envolve a prefeitura. Temos de ter espaço no município porque o projeto é do PPS e ampliar o espaço no Estado.
Fonte: Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br