ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Governo gaúcho recebe nota baixa

09/05/2007
O governo do Rio Grande do Sul recebeu a pior nota de classificação de risco de crédito entre quatro Estados analisados, junto com Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
As capitais também foram analisadas, e Porto Alegre se saiu bem melhor do que o governo gaúcho. Os resultados foram divulgados ontem pela Austin Rating, agência de classificação de risco.
O Rio Grande do Sul obteve a nota BB+, ou seja, a única dada dentro do grau especulativo. Os principais pontos negativos que pesaram contra o governo gaúcho, segundo a Austin Rating, são o elevado nível de endividamento e moderado nível de capacidade de arrecadação tributária, modesto crescimento econômico e incentivos fiscais concedidos pelo Programa RS Competitivo face à necessidade de geração de receita. Por meio de sua assessoria, o secretário da Fazenda do Estado, Aod Cunha de Moraes, ressaltou que alto endividamento, baixa arrecadação e excesso de incentivos fiscais são os três indicadores que o governo estadual trabalha para melhorar.
O município de Porto Alegre recebeu nota muito superior, A-, pela boa capacidade em honrar seus compromissos financeiros - há baixo nível de endividamento e cumprimento de todos os indicadores de desempenho da Lei de Responsabilidade Fiscal. O secretário municipal da Fazenda, Cristiano Tatsch, ressaltou que a parcela própria da arrecadação de Porto Alegre cresceu 19,5% nos últimos dois anos.
Fonte: Zero Hora, Data:09-05-07

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br