Governo gaúcho recebe nota baixa
09/05/2007
O governo do Rio Grande do Sul recebeu a pior nota de classificação de risco de crédito entre quatro Estados analisados, junto com Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
As capitais também foram analisadas, e Porto Alegre se saiu bem melhor do que o governo gaúcho. Os resultados foram divulgados ontem pela Austin Rating, agência de classificação de risco.
O Rio Grande do Sul obteve a nota BB+, ou seja, a única dada dentro do grau especulativo. Os principais pontos negativos que pesaram contra o governo gaúcho, segundo a Austin Rating, são o elevado nível de endividamento e moderado nível de capacidade de arrecadação tributária, modesto crescimento econômico e incentivos fiscais concedidos pelo Programa RS Competitivo face à necessidade de geração de receita. Por meio de sua assessoria, o secretário da Fazenda do Estado, Aod Cunha de Moraes, ressaltou que alto endividamento, baixa arrecadação e excesso de incentivos fiscais são os três indicadores que o governo estadual trabalha para melhorar.
O município de Porto Alegre recebeu nota muito superior, A-, pela boa capacidade em honrar seus compromissos financeiros - há baixo nível de endividamento e cumprimento de todos os indicadores de desempenho da Lei de Responsabilidade Fiscal. O secretário municipal da Fazenda, Cristiano Tatsch, ressaltou que a parcela própria da arrecadação de Porto Alegre cresceu 19,5% nos últimos dois anos.
Fonte: Zero Hora,
Data:09-05-07
|
|