ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Agenda aprova ações para equilibrar contas do Estado

21/07/2006
Em fase final de definição de propostas para o desenvolvimento do Estado, integrantes do fórum de gestão pública O Rio Grande que Queremos - Agenda Estratégica 2006-2020 aprovaram ontem novas ações emergenciais com objetivo de equilibrar as finanças públicas gaúchas no curto prazo.
Reunidos na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), especialistas da Agenda apostam em quatro projetos de ajuste do setor público. Duas reformas do Estado - da Previdência e administrativa - fazem parte do conjunto de propostas. Entre as medidas que seriam adotadas pelo próximo governador gaúcho em 2007 estão a limitação do número de cargos em comissão e a implementação das parcerias público-privadas (PPPs). Outros quatros projetos serão detalhados na quinta-feira.
Economista prevê cenário ideal de investimento para 2020
A previsão para conclusão da fase de elaboração da Agenda é 9 de agosto. A fim de reverter um quadro chamado de "ciclo vicioso da crise", como foram definidos os últimos 35 anos no Rio Grande do Sul, os técnicos da Agenda também estipularam o percentual de investimento necessário para que o Estado retome o caminho do desenvolvimento nos próximos 15 anos.
- O consenso é de que o governo gaúcho terá de poupar recursos para poder voltar a investir, em 2020, 25% da receita corrente líquida. Só assim será possível sustentar uma taxa real de crescimento da economia de 4,6% ao ano - afirmou o economista da Agenda Estratégica Erik Camarano.
Segundo o técnico, esse percentual equivale ao nível médio de investimento público entre os anos de 1979 e 1980. De acordo com os cálculos de Camarano, o índice representaria um investimento equivalente a R$ 2,8 bilhões, contra apenas R$ 565 milhões de 2005, ou 5% da receita corrente líquida.

A Agenda O que é A proposta é organizar uma agenda estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul até 2020, fixando objetivos, indicadores, metas e planos de ação. Resultados Foram definidos 90 projetos em 11 áreas prioritárias. Prazo A previsão é de que o plano de ação seja apresentado no dia 9 de agosto. As propostas serão entregues aos candidatos a governador do Estado.

Zero Hora

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br