ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

CP: IPE investiga fraude com as senhas

09/08/2005
Criado para combater fraudes, o sistema de senhas do IPE Saúde enfrenta as primeiras denúncias de irregularidades desde sua implantação, há um mês. A prática de falsificação de assinaturas de pacientes foi trocada pela obtenção da senha de segurados, já que alguns, desinformados, vêm entregando os dados a enfermeiras e médicos. A auditoria do IPE investiga possíveis casos de profissionais que utilizam o mecanismo para contabilizar mais consultas e, assim, aumentar seu pagamento. As pessoas que revelaram as senhas deverão substituí-las a partir da semana que vem. O serviço estará disponível nas agências do IPE ou pela Internet, no site www.ipe.rs.gov.br, no link usuário. 'Em nenhuma circunstância o paciente deve revelar sua senha. Ninguém está autorizado a pedi-la', enfatizou a assessora de informática da Diretoria Médica do IPE, Sílvia Leite.
Cerca de 5% dos cerca de 387 mil segurados, dependentes e pensionistas que precisavam passar pelo cadastramento não realizaram o procedimento, que ainda pode ser feito nas agências do IPE. Sem a senha, eles correm o risco de não conseguir atendimento. 'Alguns médicos estão se recusando a atender sem a senha, com exceção dos casos de emergência', afirmou Sílvia.
Mesmo com os possíveis casos de fraude, o novo sistema está sendo considerado exitoso. Quase 70% das consultas desde o mês de julho tiveram agendamento feito com a utilização de senhas. Os segurados e seus dependentes utilizam a mesma, mas os pensionistas recebem uma individual. Somados, eles chegam a aproximadamente 907 mil usuários do plano de saúde do IPE.
A próxima etapa, prevista para outubro, estenderá o mecanismo aos serviços de pronto-atendimento e laboratórios, que atualmente ainda pedem ao beneficiário a carteira atualizada. O sistema permite maior agilidade na marcação de consultas e exames, além do acesso a uma série de informações pelo computador sem precisar sair de casa. 'Isso faz com que o segurado se torne uma espécie de fiscal do IPE', salientou Sílvia.
Os prestadores de serviços tiveram benefícios, como o fato de não precisar emitir relatórios para receber o pagamento, hoje automatizado. Em junho, o IPE Saúde custeou 220 mil consultas médicas, 542 mil exames e 30,5 mil atendimentos de emergência. Os números referentes ao mês de julho ainda estão sendo computados. Fonte: Correio do Povo Data: 09/08/05

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br