O Globo: Pirataria: governo pode expulsar estrangeiros
16/09/2004
BRASÍLIA. O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, determinou ontem a abertura de processo de expulsão dos estrangeiros citados no relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pirataria. A idéia do governo é expulsar todos os estrangeiros envolvidos com contrabando e pirataria de produtos industrializados, principalmente aqueles a serviço da máfia chinesa.
O crescimento do número de camelôs chineses e coreanos vendendo produtos contrabandeados nas grandes cidades do país deixou o Ministério da Justiça em alerta. A Polícia Federal confirmou ontem que descobriu um plano da máfia chinesa para matar o deputado Luiz Antônio Medeiros (PL-SP), que foi presidente da CPI da Pirataria. O serviço de inteligência da PF recebeu informações sobre o plano há duas semanas. Desde então, 12 policais federais fazem a segurança pessoal do deputado em São Paulo.
Segundo Barreto, todos os estrangeiros citados pela CPI serão chamados. Caso estejam no Brasil de forma irregular, serão mandados de volta a seus países. Se algum deles estiver respondendo a inquérito ou processo criminal, deverá cumprir eventuais penas no Brasil antes de ser expulso. Processos de expulsão demoram em média quatro a seis meses para serem concluídos.
Fonte: O Globo
Data: 16/09/04
|
|