ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

PEC Paralela voltará a pauta

30/04/2004
A Proposta de Emenda Constitucional da Previdência (PEC Paralela), deverá entrar na pauta do plenário da Camara dos Deputados nas próximas semanas. A informação é do presidente da Câmara, o deputado João Paulo Cunha, que esteve reunido nesta quinta-feira (29), pela manhã, com entidades representativas dos servidores públicos estaduais e federais. Na ocasião, os representantes das entidades lembraram que o prazo da PEC Paralela na Comissão Especial já havia vencido e era preciso honrar o acordo feito entre o Senado e o Governo Federal ao final do ano passado. À tarde os sindicalistas estiveram no gabinete do relator, deputado José Pimentel (PT/CE, que adiantou os pontos do substitutivo a ser apresentado:
- Garantia da paridade para os atuais servidores e seus pensionistas, conforme termos da Emenda Constitucional n° 41;
- Resgate das regras de transição do texto da PEC Paralela saída do Senado;
- Garantia da a uniformidade do conceito de portador de deficiência;
- Unificação das regras de contribuição e de aposentadoria para as polícias;
- Introdução da situação especial dos professores na regra de transição;
- Garantia da imunidade de contribuição previdenciária até R$ 4.800,00 para portadores de doenças incapacitantes nos termos do texto enviado pelo Senado. Segundo o relator, no seu entendimento, esse dispositivo será auto-aplicável seguindo as regras já existentes para isenção de Imposto de Renda para portadores dessas doenças;
- O controle social da previdência pública e a participação dos servidores na administração dos fundos de pensão foram transferidos para a MP 167, que regulamenta a reforma da Previdência, pois o relator entende que tal matéria é de lei ordinária e não constitucional.
O resgate da paridade para os atuais servidores e suas futuras pensionistas é um grande avanço, bem como o resgate das regras de transição, conforme o texto acordado entre o governo e o Senado.
Uma das novidades introduzidas no substitutivo, está no fato de os "déficits" do regime previdenciário serem incorporados pela União, estados e municípios. Além disso, em sua avaliação, deve haver uma lei complementar específica para determinados casos. Os pontos em aberto seriam o do subteto e o da aposentadoria das donas-de-casa.
Pimentel concordou com o pleito dos servidores de levar o parecer direto ao plenário. "Quando a pauta estiver desobstruída, nós a votaremos", declarou. Na terça-feira, ele participa de mais uma reunião com os líderes da Casa para tratar do assunto.

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br