ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Yeda define parte do secretariado

01/12/2006
Até ontem à noite, tucana havia escolhido quem comandará dez secretarias, Casa Civil, BRDE e Corsan --------------------------------------------------------------------------------
O secretariado da governadora eleita Yeda Crusius está praticamente definido. Depois de série de reuniões com dirigentes dos partidos e algumas pendências a serem resolvidas nas próximas horas, o quadro, ontem à noite, determinava que o PMDB ficará com três secretarias, o PPS, o PTB e o PP com duas cada um e o PDT, em princípio, com uma. Não há ainda decisão sobre o espaço do PFL e do PSDB na futura administração.
O deputado estadual Jerônimo Goergen, do PP, será o secretário da Agricultura e Celso Bernardi, ex-presidente do partido no Estado, comandará a Educação. Por decisão pessoal, o presidente do PP gaúcho e deputado federal Francisco Turra dirigirá o BRDE. Depois de batido o martelo entre Yeda e os progressistas, alguns setores passaram a reivindicar a Secretaria da Infra-Estrutura, que abrigará Transportes e Minas e Energia. A área, porém, foi prometida ao deputado estadual Marco Alba, do PMDB, em acerto feito entre a governadora eleita e o deputado federal Eliseu Padilha. Osmar Terra, também do PMDB, deverá voltar à Secretaria da Saúde, porém, existem resistências dentro do PSDB, porque a sua atuação foi criticada por Yeda durante a campanha eleitoral. O deputado estadual Luiz Fernando Záchia, do PMDB, assumirá a Casa Civil. A tucana convidou o deputado federal Mendes Ribeiro Filho, mas ele não teria aceito o cargo.
O PPS ficará responsável pela área de planejamento e desenvolvimento de todos os projetos do Estado. Os deputados estadual Berfran Rosado assumirá a Secretaria da Coordenação e Planejamento e federal Nelson Proença, a Secretaria de Desenvolvimento e Assuntos Internacionais. A intenção de Yeda é garantir a interlocução permanente entre as duas áreas. A Berfran caberá o gerenciamento interno dos projetos e a Proença as negociações com a iniciativa privada e o governo federal. O deputado Kalil Sehbe, do PDT, reassumirá a Secretaria da Ciência e Tecnologia, assim como o deputado Luís Augusto Lara, do PTB, no Turismo. A área será fundida com a Secretaria da Cultura. Há a possibilidade de os petebistas ficarem também com o comando da Secretaria da Administração. Maria Leonor Carpes e Ivandre Medeiros estão cotados para o cargo. O tucano Mauro Sparta é cogitado para comandar a Secretaria das Relações Institucionais, ainda inexistente.
Para concluir o secretariado, Yeda precisa administrar problemas que surgiram durante as negociações. Ela não conseguiu se acertar com o PFL que, por enquanto, teria cargos apenas no segundo escalão. Outro impasse ocorreu em função da negativa do deputado Vieira da Cunha, do PDT, em assumir a Segurança Pública. Yeda poderá optar por técnico, sem vinculação partidária.
Fonte:CP 01-12-06
Imagens relacionadas:
.
.
 
(Clique sobre a imagem para ampliar)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br