Yeda confirma reajuste de até 10,9% para Segurança
03/03/2009
Pagamento a servidores será feito já na folha de março
Em clima de desabafo contra críticas da oposição ao seu governo, a governadora Yeda Crusius confirmou ontem uma lista de ações positivas em educação, emprego, infraestrutura, irrigação, saúde, segurança pública e habitação. Uma das medidas de maior relevo foi o reajuste salarial de até 10,9% a 53,5 mil servidores da Segurança a partir da folha de março.
Dependendo da categoria, os percentuais variam entre 1,8% e 10,9% e incidem sobre o vencimento básico (veja no quadro). Os reajustes foram previstos por uma lei estadual de 2004 que obriga o aumento salarial desses profissionais quando há incremento de receita combinado com redução de despesas. Entre os principais beneficiados, estão os soldados e comissários de polícia. Ficaram de fora os delegados de polícia que não aceitaram a inclusão na legislação aprovada no governo Germano Rigotto (2003-2006).
Acompanhada do secretariado, a governadora também comentou denúncias de corrupção do PSOL, apresentadas sem provas. Yeda reclamou que suspeitas sobre a compra de sua casa foram novamente levantadas e isso ganhava manchetes nos jornais. O Ministério Público Estadual arquivou a investigação sobre o caso.
– Por que de novo? Será que o Rio Grande do Sul tem cultura e tradição golpista? Juntando uma direita golpista com uma esquerda pseudorrevolucionária? Então, a minha indignação é total como pessoa – relatou a governadora.
Em tom contundente, Yeda considerou as denúncias “requentadas”, “desrespeitosas” e “agressivas”.
– Por que interessa a eles (PSOL) requentarem isso? Cheira a uma tradição golpista de uma minoria das minorias que compõe o Estado. Eu pessoa e nós governo queremos investigação até o limite. Mas ela já foi feita – afirmou Yeda.
Na solenidade, a governadora garantiu que a Secretaria Estadual da Transparência terá a missão de acompanhar e responder sobre o tema recorrente, que “envergonha o Rio Grande do Sul”:
– A população do Rio Grande do Sul não aguenta mais. Há muitos chegas.
Governadora fará novo giro nacional
Agora, a estratégia para levar aos gaúchos notícias positivas do Executivo é uma campanha em rádio, TV e outdoors. Semanalmente, Yeda e seus secretários apresentarão aos gaúchos qual é a ação positiva da semana. Outra mudança é a agenda mensal da governadora que estará disponível com antecedência. Conforme ela, “ninguém atrapalhará essa agenda”.
Para fazer a publicidade, Yeda pretende contratar antecipadamente os espaços até 31 de dezembro, garantindo um custo menor. A ideia é evitar que gaúchos se influenciem pela onda de denúncias contra a administração. Sem dar detalhes, ela garantiu que fará um novo giro nacional para mostrar conquistas estaduais.
A oposição disse que se frustrou com o anúncio, uma vez que esperava um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) estadual:
– A única novidade é a realização de uma potente campanha publicitária para tentar convencer a população gaúcha de que tudo vai bem – disse o líder da bancada do PT na Assembleia, Elvino Bohn Gass.
(Fonte: Zero Hora)
|