ÁREA RESTRITA    
Login    Senha   
Página Incial
Técnicos Tributários participam de assembleia conjunta dos servidores públicos
Em coletiva de imprensa, Afocefe apresenta proposta para Estado superar acrise
Afocefe apresenta ao presidente da Assembleia Legislativa estudo que aponta saída para crise
NEWSLETTER
Assine a newsletter do AFOCEFE Sindicato e receba notícias por
e-mail:
Nome:
E-mail:
Notícias

Demonstração de força

13/03/2009


Tanto empenho do Palácio Piratini pela manutenção do veto da governadora Yeda Crusius ao projeto que anistiava os servidores públicos que fizeram greve a partir de outubro de 2008 tem explicações eminentemente políticas. O dinheiro que o governo deixou de pagar aos grevistas pode fazer falta no bolso de cada um, mas é irrelevante para as contas do Estado. O que pesou foi a disposição de reforçar as barreiras contra futuras greves.

Mesmo que o projeto se referisse especificamente ao abono de faltas de novembro, a derrota do governo abriria margem para que a cada greve a Assembleia aprovasse projeto anistiando quem não compareceu ao trabalho. Com a manutenção do veto, fica sacramentado que em futuras paralisações o corte do ponto será automático. Além de perder o salário dos dias parados, o servidor público tem outro prejuízo material: a interrupção da contagem do tempo para concessão de licença-prêmio.

Yeda comprou a briga amparada em duas convicções: de que a baixa adesão à greve representava o enfraquecimento do Cpers e de que a sociedade apoia o corte do ponto de servidores públicos quando paralisam as atividades, como ocorre na iniciativa privada.

A vitória, comemorada duplamente no Piratini – pelo resultado em si e por deixar claro qual é o tamanho da oposição –, também tem custo político elevado para o governo: a oposição vai ficar ainda mais dura e o clima de guerra com os sindicatos de servidores costuma afetar a qualidade dos serviços prestados à população.

(Fonte: Rosane de Oliveira - Zero Hora)

VOLTAR
Print

Em construção

Rua dos Andradas, 1234, 21º andar - Porto Alegre/RS - CEP 90.020-008
Fone: (51) 3021.2600 - e-mail: afocefe@afocefe.org.br