Droga em Iraí estava escondida em apenas um caminhão
16/03/2009
Maconha era transportada junto a carga de vidro que seria encaminhada para reciclagem
Das quatro pessoas detidas em Iraí esta manhã, onde cerca de uma tonelada de maconha foi apreendida, duas foram liberadas perto do meio-dia. Apesar de os dois caminhões detidos terem a mesmo origem e o mesmo destino, não havia indícios de ligação entre os veículos que transportavam cargas de vidro para reciclagem. A carga foi examinada, e a droga encontrada em apenas um dos veículos.
A apreensão aconteceu por volta das 7h15min no Posto Fiscal do Estado, localizado no km 1 da BR-386. Os dois caminhões pararam no posto para apresentação e conferência das notas. Vindos de Foz do Iguaçu, eles se dirigiam a Canoas, onde o vidro seria entregue para reciclagem. Dentro das bolsas de um dos caminhões, misturados aos cacos de vicro, os técnicos do tesouro estadual encontraram tijolos de maconha, com um quilo cada.
Levados para a Delegacia de Polícia, os homens prestaram depoimento. O motorista e o passageiro do caminhão com placas de Verê (PR) contaram que já haviam visto o outro motorista no momento do carregamento do caminhão, feito no mesmo dia em Foz do Iguaçu. A polícia não encontrou indícios de uma ligação entre os dois caminhões e, depois do depoimento, eles puderam prosseguir viagem.
Já o motorista do caminhão em que foi encontrada a droga, um Mercedes com placas de Canoas, Luiz Ariano Fonseca Ferreira, 29 anos, alegou desconhecer a existência de droga junto com a carga de vidro. Ele e o passageiro Lairton Boeira Isquierdo, 28 anos, foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e por associação para o tráfico e levados para o Presídio Estadual de Iraí.
Conforme o Delegado Antônio Maieron, que fez o flagrante, a pena para o crime de tráfico é de cinco a 15 anos de reclusão e pagamento de multa e a pena de associação para o tráfico é de três a 10 anos de prisão, com multa.
A droga está sendo pesada e deve ser encaminhada para o Denarc, em Porto Alegre. Até às 15h, já havia sido pesada a metada do material encontrado, somando mais de 500 quilos. Maieron acredita que a apreensão supere uma tonelada da droga.
(Fonte: Zero Hora)
|